logo revista reação
Pesquisar

Aracaju/SE debate protocolo de diabetes tipo 1

Por: a redação

O Brasil têm 16 milhões de pessoas com diabetes e cerca de 50% de pessoas, entre 20 e 79 anos, que não sabem que têm o diagnóstico.

A junção da falta de diagnóstico precoce e de adesão ao tratamento traz um resultado alarmante no Brasil. Segundo uma pesquisa do Ministério da Saúde realizada entre janeiro e setembro do ano retrasado, foram realizadas 12.639 cirurgias para amputações de membros inferiores, sendo uma média de 46 por dia, decorrentes do diabetes.

Pensando nesta situação, a Associação Sergipana de Proteção ao Diabético e a Coalizão Vozes do Advocacy solicitaram uma audiência pública na Câmara Municipal de Aracaju/SE, no próximo dia 25 de abril, às 14h, para discutir melhorias no Protocolo de Atendimento de pessoas com diabetes tipo 1 no município, que inclui a inclusão do sistema de monitorização contínua de glicose para pessoas com diabetes tipo 1 aliada à educação em diabetes.

Para o evento, foram convidados: a Secretária de Saúde de Aracaju/SE Waneska de Souza Barboza, o Secretário de Saúde do Estado de Sergipe Walter Pinheiro, o Presidente da Associação Sergipana de Proteção ao Diabético Dr. Raimundo Sotero, a Secretária da Associação Sergipana de Proteção ao Diabético Monica Valle, e a Coordenadora da Coalizão Vozes do Advocacy, Vanessa Pirolo. Esta audiência será mediada pelo vereador Isac de Oliveira Silveira.

O evento ocorre na Câmara de Vereadores de Aracaju/SE, localizada na Praça Fausto Cardoso, 74 – Centro da capital sergipana.

Pular para o conteúdo