INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA,
MOBILIDADE REDUZIDA, FAMILIARES E PROFISSIONAIS DO SETOR


 É rápido e fácil: Encontre as matérias já publicadas pela Revista Reação no ambiente digital

Clique em "Pesquisar" e filtre por editoria, palavra chave ou navegue abaixo e encontre reportagens, artigos de parceiros e notas das redes sociais.

Trator adaptado para pessoa com deficiência motora

Cesiane Sorares, estudante de agronomia do Instituto Federal do Espírito Santos (IFES), de Santa Tereza, criou um projeto inédito: um trator comum foi adaptado para quem tem deficiência motora.

Com uma rampa e uma cadeira que funciona como elevador, o cadeirante pode chegar até o posto de operação.

"A ideia surgiu do momento em que percebi que no campo não tinha acessibilidade para pessoa com deficiência. Se chegasse no campus algum aluno com essa deficiência, ele não teria acesso a algumas aulas práticas", explicou Cesiane.

O teste do trator adaptado foi feito por Gedáluis Pinheiro, mecânico industrial, que é cadeirante. "Além de trabalho, é uma terapia para o agricultor que tá lá na casa dele e não pode mais operar a máquina. Ele [o projeto] é importante, interessante e eficiente", diz.

As adaptações foram feitas pelo coordenador de engenharia de manutenção, Luiz Freitas: "por conta da falta de acessibilidade para as pessoas com deficiência, elas se sentem diminuídas e precisam de ajuda. O projeto foi pensado dessa forma, para ajudá-las".

A missão agora é expandir e divulgar o projeto, no Brasil e fora do país.

Fonte: https://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/aluna-de-agronomia-do-ifes-adapta-trator-agricola-para-pessoas-com-deficiencia-motora.ghtml


Parceiros

Vinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.x

©2017 Reação Revista Nacional de Reabilitação - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por A4 Agência Digital

Search