INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA,
MOBILIDADE REDUZIDA, FAMILIARES E PROFISSIONAIS DO SETOR


 É rápido e fácil: Encontre as matérias já publicadas pela Revista Reação no ambiente digital

Clique em "Pesquisar" e filtre por editoria, palavra chave ou navegue abaixo e encontre reportagens, artigos de parceiros e notas das redes sociais.

Conheça Juliana Caldas, a atriz com nanismo da nova novela da Globo

Juliana dará vida a personagem Estela, filha rejeitada de Sophia, interpretada pela atriz Marieta Severo. Por causa do nanismo, Estela vive longe da família, num internato na Suíça.

A trama ganhará mais discussão quando a filha mais nova decide fiar no Brasil após o casamento do irmão.

"O outro lado do Paraíso" é a primeira novela de Juliana Caldas, e também a pioneira a falar sobre o nanismo de maneira séria, retratando as dificuldades e preconceito que a sociedade gera.

“Esse é um belo presente que o Walcir [Carrasco, autor da novela] está me dando”, comemora ela. Sobre as diferenças entre ela e a personagem, Juliana diz que nunca sofreu preconceito em casa. “Meu pai é anão e eu tenho mais um irmão que é anão também. Minha mãe era de estatura normal”. Apesar de ter familiares com nanismo, ela diz que a casa em que cresceu nunca foi adaptada. “Minha mãe nunca adaptou nada na minha casa, ela fazia eu me virar e aprender, porque o mundo não ia se adaptar a mim, infelizmente”, explica.

O termo 'anão' foi trocado por 'pessoa com nanismo' para evitar a ridicularização bastante frequente na sociedade e na mídia também. "A gente se chama por ‘pequenos’, porque vemos como uma forma carinhosa”, diz Juliana.

A triz acredita que Estela poderá ajudar as pessoas com deficiência a se valorizarem mais. “Eu quero levantar essa bandeira, só que eu também quero que cada pessoa com nanismo, ou com algum tipo deficiência, que elas levantem a própria bandeira de respeito. De se impor. Por que, infelizmente, a sociedade não dá esse espaço para a gente. Então, se você não se impõe, você não vai conhecer o que é capaz de fazer”.

Fonte: https://mdemulher.abril.com.br/novelas/atriz-com-nanismo-vai-fazer-historia-em-o-outro-lado-do-paraiso/


Parceiros

Vinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.x

©2017 Reação Revista Nacional de Reabilitação - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por A4 Agência Digital

Search