INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA,
MOBILIDADE REDUZIDA, FAMILIARES E PROFISSIONAIS DO SETOR


 É rápido e fácil: Encontre as matérias já publicadas pela Revista Reação no ambiente digital

Clique em "Pesquisar" e filtre por editoria, palavra chave ou navegue abaixo e encontre reportagens, artigos de parceiros e notas das redes sociais.

Dança Plural

A cadeira de rodas faz piruetas incríveis no ritmo da música e serve de ‘trampolim’ para saltos que deixam a plateia de boca aberta.

Juntos, bailarinos com e sem deficiência improvisam e encantam, mostrando que a diversidade existe sim, mas que a natureza básica que temos em comum – ou seja, a humanidade – fala mais alto e é capaz de unir as pessoas.

Essa é a sensação que fica quando se assiste a um espetáculo de ‘DanceAbility’, método que a dança que utiliza a improvisação de movimento para promover a exploração artística entre pessoas com e sem deficiência, com ou sem experiência em dança, em um ambiente respeitoso, seguro e acolhedor.

De acordo com Alito Alessi, diretor artístico da DanceAbility International e cofundador do projeto DanceAbility nos Estados Unidos, o método integra habilidades mistas e pesquisa a improvisação do movimento, trazendo possibilidades, descobertas e reflexões sobre o fazer artístico e desdobrando-se como modelo para uma sociedade inclusiva. “No DanceAbility, a capacidade para dançar de cada indivíduo se define mais por sua presença, sua escuta aos outros  e à atmosfera criada pelo grupo do que por suas qualidades técnicas”, explica.

Em são Paulo, o Núcleo Dança Aberta é um dos que aplica e faz a divulgação do método há mais de 15 anos, promovendo oficinas, cursos, espetáculos e performances gratuitos. Qualquer pessoa pode se candidatar ao processo seletivo das oficinas de dança e, para ser aprovado, o potencial multiplicador de informação do candidato também é levado em conta. A oficina tem apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, White Martins e EDP.

Os participantes são divididos em dois grupos com objetivos distintos. O Grupo I (Núcleo Didático) é formado por pessoas interessadas na abordagem aprofundada do método DanceAbility para aplicação em seu trabalho ou profissão. Já no Grupo II participam pessoas que tem vontade de conhecer e experimentar o método. Em ambos os casos, participam pessoas com e sem deficiência.

Saiba mais em: www.nucleodancaaberta.com; www.danceability.com ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Parceiros

Vinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.x

©2017 Reação Revista Nacional de Reabilitação - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por A4 Agência Digital

Search