INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA,
MOBILIDADE REDUZIDA, FAMILIARES E PROFISSIONAIS DO SETOR


 É rápido e fácil: Encontre as matérias já publicadas pela Revista Reação no ambiente digital

Clique em "Pesquisar" e filtre por editoria, palavra chave ou navegue abaixo e encontre reportagens, artigos de parceiros e notas das redes sociais.

Teatro para todos os ouvidos

Samsung coloca legendas em óculos de realidade virtual para promover a inclusão de pessoas com deficiência auditiva fluentes em língua portuguesa, criando uma alternativa à interpretação em Libras. 

O aumento dos recursos de acessibilidade em peças de teatro é uma conquista para as pessoas com deficiência. Audiodescrição, legendas e Libras (Língua Brasileira de Sinais) são incorporados aos espetáculos, mas o avanço da tecnologia acrescenta possibilidades, proporciona conforto e aprimora a qualidade da experiência naquele ambiente.

O projeto ‘Teatro para Todos os Ouvidos’, desenvolvido pela empresa, usa os óculos de realidade virtual Samsung Gear VR para levar legendas ao espetáculo ao vivo. Espectadores com deficiência auditiva previamente selecionados vão receber gratuitamente um smartphone Samsung Galaxy S7, mais os óculos. A primeira fase foi promovida em maio, no teatro Frei Caneca.

“Quando unimos o teatro com a tecnologia, podemos mudar a vida das pessoas”, diz Andréa Mello, diretora de marketing corporativo da Samsung Brasil. “Foi uma premissa envolver no desenvolvimento desse projeto o público que queremos atingir de forma positiva. Dos testes iniciais até a implementação final, participaram pessoas com deficiência auditiva. Após as apresentações, elas são entrevistadas para verificar a percepção e aprimorar o trabalho”.

COMO FUNCIONA – Por meio de um smartphone e dos óculos de realidade virtual, o espectador olha diretamente para o palco e vê na tela do dispositivo, em tempo real, a legenda em português da fala dos atores, captada por microfone. A meta é permitir ao público concentrar atenção aos detalhes do cenário, figurino e à própria legenda.

Fonte: Blog Vencer Limites - Estadão


Parceiros

Vinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.x

©2017 Reação Revista Nacional de Reabilitação - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por A4 Agência Digital

Search