INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA,
MOBILIDADE REDUZIDA, FAMILIARES E PROFISSIONAIS DO SETOR


 É rápido e fácil: Encontre as matérias já publicadas pela Revista Reação no ambiente digital

Clique em "Pesquisar" e filtre por editoria, palavra chave ou navegue abaixo e encontre reportagens, artigos de parceiros e notas das redes sociais.

Primeira edição da Mobility Rio recebeu mais de 4,5 mil pessoas !!!

Aconteceu no início de julho na Marina da Glória, um dos lugares mais badalados do Rio de Janeiro, a primeira edição da Mobility & Show Rio.

O evento superou todas as expectativas de público e negócios. Fazia 11 anos que a cidade maravilhosa não sediava uma feira de inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, reunindo montadoras e adaptadoras de veículos, autoescolas, despachantes, clínicas médicas, e todo tipo de fabricantes de produtos e equipamentos de Tecnologia Assistiva em Geral. O evento foi um sucesso e levou mais de 4.500 visitantes à Marina da Glória, um dos cartões postais da cidade maravilhosa.

Um dos principais destaques foi uma área externa com mais de 14 mil m² para a realização de test-drive gratuito com mais de 50 modelos de carros adaptados de 13 marcas diferentes e instrutores especializados cedidos em parceria pelo Detran-RJ. Foram realizados mais de 500 testes durante os 3 dias de feira.

“O evento foi fantástico para uma primeira edição. Os Test-drives foram realizados pela primeira vez em uma pista de terra e mesmo assim o público presente adorou. Tanto os expositores como os visitantes nos passaram um retorno bastante positivo”, diz Rodrigo Rosso diretor e promotor do evento, já marcando a data da Mobility Rio 2018, em julho do ano que vem.    

O evento contou também com banheiros adaptados, auditório com palestras e workshops, praça de alimentação com food trucks e palco para shows com apresentações ao vivo de artistas com deficiência em todos os dias do evento.

Recebendo muito bem seus visitantes, a Mobility Rio disponibilizou transporte gratuito e adaptado de ida e volta saindo do Metro Cinelândia, bem como triciclos motorizados e cadeiras de rodas para empréstimo àqueles que têm maior dificuldade de locomoção para tráfego interno na feira, além de disponibilizar, também, voluntários para acompanhar pessoas com deficiência visual, idosos e pessoas com mobilidade reduzida dentro do espaço, durante a visitação.

As instituições: OAB-RJ, DETRAN RJ, entidades de reabilitação e Despachantes do estado, especialistas na LBI – Lei Brasileira da Inclusão -, bem como a Prefeitura do Rio através da subsecretaria da pessoa com deficiência estiveram no evento esclarecendo dúvidas referentes a isenções, direitos e realizando avaliações médicas para definir quem tem ou não direito ao benefício. Até o Governo Federal marcou presença com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A prefeitura realizou o cadastramento gratuito do cartão DEFIS, uma autorização especial para o estacionamento de veículos em via pública e zona azul em vagas especiais – demarcadas com o Símbolo Internacional de Acesso – para pessoas com deficiência de mobilidade obrigadas ou não a usar cadeira de rodas, aparelhagem ortopédica ou prótese temporária ou permanente, e também para os idosos.

A vereadora Luciana Novaes, que ficou tetraplégica após ser baleada em uma universidade do Rio de Janeiro, foi a madrinha do evento e a responsável por abrir o laço na cerimônia oficial de abertura. Ela esteve ao lado da embaixadora escolhida para essa primeira edição carioca, a paratleta e ex-participante do Big Brother Brasil, Marinalva de Almeida. Também marcaram presença o paratleta Clodoaldo Silva e autoridades locais.

Devido a todo o sucesso, Rodrigo Rosso já anunciou que o Rio de Janeiro entrou para o calendário oficial da Mobility & Show, que já acontece anualmente em SP desde 2015, e agora já tem marcada uma nova edição para o Rio de Janeiro em 2018. “Temos a certeza que temos capacidade de fazer ainda melhor em 2018. Aguardem!”, finaliza o diretor do evento.   

            

Tags:

Parceiros

Vinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.x

©2017 Reação Revista Nacional de Reabilitação - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por A4 Agência Digital

Search